LENE - a blogueira!

domingo, 27 de maio de 2007

Passeio pelos blogs colaborativos

Blogs colaborativos:
Thumbstacks

Fiz minha inscrição, meu cadastro, no site; depois, confirmei pelo e-mail. E experimentei construir um slide. Ficou mais ou menos. Queria colocar imagem e não consegui. Comentei o blog do grupo para ver se conseguem me responder.
Se houver como criar slides com imagens e texto, o PowerPoint está com os dias contados. Ficará bastante prático ter a apresentação on-line e de graça. Podendo acessar em qualquer micro com Internet.
O grupo ainda não acabou a análise. Vou aguardar para aprender o uso.

Flogs
Conseguiram apontar muito sobre o tema do grupo. Não conhecia a enorme gama de sites para flogs disponíveis na rede.Criei um flog há um tempo atrás. Até esqueci a senha de acesso.O trabalho ... versão inicial...com cara de final... está muito bacana! Super bem fundamentada teoricamente.
Percebi que a Deyah lê bastante Lévy. Também gosto muito da forma dele de analisar a aprendizagem pelos ambientes virtuais.
Vou criar um flogão para o NTE. Quem viu nossos filmes no blog, sabe que temos um arquivo de fotos.

Flickr
O blog sobre flickr ainda está em construção. Também...é compreensível...é bastante complicado. (Pelo menos, eu achei.)
Eu me cadastrei, fiz upload de imagens, e ...só.
Agora vou esperar o grupo pesquisar e apontar novas funcionalidades do recurso.

Orkut
Postei um comentário? Só? Não. Entrei e agora sou membro da comunidade que o grupo criou. Acredito na possibilidade de utilizarmos o orkut como instrumento de análise educativa. Um recurso a mais.
Claro, é preciso utilizarmos especialmente as comunidades. Os scraps servem para um contato imediato, lembrar um aniversário... não é um espaço de grandes postagens. Deve-se apenas dar um olá... ou colocar um link (há vários prontos no orkutmania).


Mapas online
Bem... o Google Earth eu já conhecia. O flagr... e demais...não. Estava pesquisando...até ficar sem Internet. Queria ter postado sobre o link que leva à exploração direta do mundo através de fotos, pelo satélite, em tempo real.
Esta foto é gerada por satélite e enviada a Terra a todo instante (24horas por dia). Sempre que você abrir estará vendo a situação em temporeal. Quando abrir, é só clicar na região de seu interesse que a foto gira.
http://www.fourmilab.ch/cgi-bin/uncgi/Earth?imgsize=1024&opt=-l&lat=9.7916

Mulher trabalhando...

Sabe a velha história de correr atrás do tempo perdido?
Pois é.
Passei o sábado e o domingo assim...
Vejam por onde andei.

Recursos conhecidos a socializar

Estou percebendo que, ao menos, algumas coisinhas eu já conhecia.
Por exemplo, os webnotes. Já os utilizava.
Trabalhávamos em oficina no NTE.
Socializando tal oficina... você encontra instruções de como criar uma página de recados ou webnote em:

http://ntescs.pbwiki.com/Cria%C3%A7%C3%A3o-de-Blogs

Você encontra instruções de como fazer um filminho com imagens, fotos, no slide.com, no endereço:

http://paescolagoias62.pbwiki.com/Instru%C3%A7%C3%B5es-gerais

Ainda semana 4...

Atividades:

* pelo bloglines e em visita aos blogs: acompanhar os blogs das 4 colegas que lhe seguem na lista.
* Postar relato individual no final da semana.
* No relatório preliminar: identifique os blogs e as autoras (link), poste a análise feita para cada blog considerando o que foi observado e comentado.

Pelo bloglines, eu não consegui, preferi optar pela listagem que está no blog da disciplina http://proaufrgs.blogspot.com.
Na seqüência, analisei o blog da Zilah Cardoso (http://proa17zilahcardoso.blogspot.com) : aparece apenas uma postagem, foto, perfil foi editado. O template traz uma imagem. Poderia trazer mais postagens e efeitos, mais cor. E, o blog da Cleonice Fagundes (http://proa17a.blogspot.com) : há webnote, mas não um link na SideBar (que, eu penso, ficaria melhor). Há uma sugestão do thumbstacks. Gostei do blog. Aproveitei a sugestão e me cadastrei, como está em postagem anterior.
Coincidência! O blog da Rosecler (http://roseclerlemos.blogspot.com) tem o mesmo template do meu blog de testes. Gostei da listagem de links... muito interessantes! As postagens trazem o processo de conhecimento e de interação com ferramentas da web e textos lidos. Dá inveja. Ela conseguiu manter as postagens com as atividades, quase sempre, nas datas solicitadas.
O blog da Margarete (http://margareteinezproa.blogspot.com) traz um colorido que dá ânimo ao leitor. Ela também postou uma imagem, onde ao clicar, podemos deixar um recado. Beleza! O template é interessante, suave, permitindo o realce dos conteúdos das postgens.
Li o texto da professora Suzana: Viajando pela blogosfera. A inspiração para a postagem que trata do verbo blogar veio desta leitura. Complementada pela leitura de outro texto da Suzana que, inclusive, um trecho aparece em outra postagem em meu blog.
Comentei os blogs de projetos e do professor na semana 1, só não havia postado nada a respeito.
Há dias atrás, realizei postagens de comentários no blog da professora Marli - "Vidas Secas". Também achei o máximo o blog que fala de Cecília Meireles. Escrevi algo por lá também, afinal a Biblioteca da minha ex-escola leva este nome em homenagem à poetisa, escritora maravilhosa.
Viajei por todos os blogs dos colegas. Fiquei preocupada com a Deyah Abreu que começou tão bem, criou um blog lindo, depois o abandonou. (Em tempo: acabei de visitar o endereço http://andreiaabreu.blogspot.com e... SURPRESA! Está do jeito que a Andréia sabe deixar. Simplesmente perfeito! Ela está de volta com força total.)
Tinha uma maluca que colocou o som de uma narração de futebol... loucura!
A criatividade toma conta!

Atividades da Semana 4


Atividades:

* Fazer blog colaborativo, convidar/aceitar convite, contato com colegas de grupo, divulgar blog colaborativo.
* postagens no blog colaborativo relativa pesquisa, discussão, construção em grupo.
* grupo: relatório das ativ do grupo da semana do grupo no blog colaborativo.individual: relatório das atividades do grupo/individual postado no seu blog.



Bem...esta atividade me deixou muito triste. Primeiro, estava no grupo que estudava mapas, pesquisando no google Maps (http://maps.google.com e http://www.flagr.com), no endereço http://mapasonline.blogspot.com . Coloquei um mouse (ursinho) com corações azuis rodando em volta. Procurei alegrar...Participei por e-mail, enviando foto, etc. De repente, fiquei sem internet. Quando retornei ao trabalho, vi que constava em outro grupo, pelo fato de não estar colaborando. Vi que as colegas tiraram meu nome, minha foto e os enfeites que eu havia colocado no blog. Li comentários críticos, devido aos atrasos nas atividades. Nunca quis atrapalhar o grupo! E como eu poderia justificar minha ausência? Não tive nenhum problema pessoal. Por tudo isso, a tristeza.

Mas, agora, como colaboradora do blog que trata de histórias em quadrinhos, espero fazer a história diferente. Somos um grupo de 5: Luciene, Acriana, Zilah, Anália e eu. Já trocamos e-mails e já postei no blog. O endereço é http://hagaques.blogspot.com .

Fiz o cadastro no stripcreator (http://stripcreator.com).

Atividades Semana 3


Atividades:
* criar blog de testes e divulgar
* adicionar lista de links no blog de testes
* editar nav bar - fontes e cores
* relato sobre as atividades feitas


O blog de testes foi criado e o endereço é http://lenetestesproa17.blogspot.com .

Escolhi um cursor bonito e uma música legal.

Com gerador, criei a barra de rolagem colorida.

Procurei alterar fontes e cores.

Enfim, alterei o modelo para dar efeitos ao blog.

Atividades Semana 2





As atividades são:


*Leitura do texto e postagem de reflexões.
*Cadastro no Bloglines, configuração da Conta e divulgação do nome de usuário no blog.
* Cadastrar blogs no bloglines, acompanhá-los durante a semana, divulgar suas leituras no seu blog (public).
* Configurar seu blog e postar um relato sobre esta tarefa.




Li sobre o Bloglines... também sobre RSS e Atom, os agregadores de conteúdos. Eu não tinha idéia da existência de tais recursos. Realmente ainda tenho um longo caminho a percorrer. Confesso que não entendi muito bem o funcionamento, apesar de perceber a utilidade.
O texto da professora Suzana, intitulado “Distribuição dos conteúdos e aprendizagens on-line”, trata da agregação de conteúdos por RSS (Rich Site Sumary).
Através destes agregadores, é possível procurar e pesquisar conteúdos em sites diversos com acesso fácil e rápido. Também é possível colocar os blogs e torná-los públicos. É um espaço gratuito e fornece informações de toda espécie. Podendo ser explorado pelos educadores por permitir acesso aos conteúdos de sites educativos e blogs.

Fiz cadastro no bloglines, configurei o blog para público. Espero ter feito da forma correta. O endereço é
http://www.bloglines.com/blog/lenelerospiupiu/rss.
Também me cadastrei no Thumbstacks.com – encontrei a opção no blog da colega Cleonice- serve para slides. O endereço é http://www.thumbstacks.com/user.php
Em ambos, estou ainda testando ferramentas. Não consegui cadastrar outros blogs nem os textos da Suzana, da Rosa Fischer e do Paulo Slomp e outros que li. Preciso de orientação e mais estudo.

Ainda semana 1...


* Postar o endereço do blog no blog da disciplina (o meu blog blogleneproa17.blogspot.com já está constando na lista)
* Texto da professora Suzana, lido e comentado em postagem anterior. Aliás, duas postagens são fruto da referida leitura.
* Visitar e comentar sítios indicados (Estive espiando alguns, fiquei lendo e percebi que há um longo caminho de aprendizado a percorrer. Infelizmente, meu Windows é XP Starter Edition, só permite abrir 3 janelas, portanto não dava para ler e comentar ao mesmo tempo. Fiz o que pude.)
* Relatar os trabalhos da semana (Foi criado o blog da disciplina, postado no fórum do eproinfo o endereço. Foram realizadas alterações no modelo do blog a fim de torná-lo mais bonito. Vi o endereço do blog das colegas e espiei o trabalho delas. Li textos e criei a apresentação.)

Atividades Semana 1











* Apresentação:









Meu nome de batismo é Lenir Maria Rossarola, mas sou conhecida por Lene Leros ou Lene Rossarola. Gosto de ser, simplesmente, LENE.
Estou integrando o grupo de professores especializandos da UFRGS. Faço parte da turma 4 RS/PR do CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO NA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM
Na minha trajetória de experiências de trabalho, estive atuando como professora de Supletivo, mais tarde como Oficial Administrativo em uma Prefeitura Municipal. Só então, fui chamada para atuar no Estado como professora de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Redação no Ensino Fundamental e Ensino Médio (40h). Depois de 5 anos de sala de aula, experimentei o cargo de Diretora.
Sempre atenta às novidades para manter os alunos estimulados à participação, já trabalhava com projetos que envolviam recursos de mídias e de Informática. A Escola possuía Laboratório e a Informática constava como disciplina regular. Portanto, foi fácil agregar aos trabalhos de sala de aula atividades com recursos da web.
Em 2005, fui trabalhar no NTE/SCS, como professora multiplicadora. Fiz projetos, capacitei professores, até passar à Coordenação. Então, tive de me dedicar mais à burocracia de cuidados com patrimônio, preenchimento de planilhas informativas sobre GESAC, atualizar site do SIGETEC, etc. Fiquei mais distante do Laboratório, mas nunca o suficiente para deixar de acompanhar cada planejamento de curso ou oficina. Tanto que os projetos continuaram sendo construídos por mim.
Porém, nunca havia trabalhado com blogs. Meu primeiro contato com esta espécie de página virtual foi no Seminário dos NTEs, ao ouvir a professora Marli falando de sua blogosfera. Ano passado, no presencial do curso de especialização da UFRGS, foi-nos solicitado que criássemos um blog como Diário de Bordo. Foi um prazer!
Mais tarde, em um curso de Capacitação Docente pela UNISC, tínhamos como tarefa criar um blog. Achei o máximo! Como já tinha o meu, criei um para o NTE. Auxiliei os colegas de curso a criarem os seus blogs, mas ainda não sabia alterar o modelo.
No final de 2006, no curso sobre o Programa GESAC, no NTE de Porto Alegre, aprendi a alterar o modelo. Descobri sites com html pronto para animar o cursor e aprendi a colocar música no blog. Foi incrível!
Quando, retomei as atividades da pós em 2007, vi a oferta da disciplina opcional de Blogs e Flogs na Educação. Acho que fui uma das primeiras a realizar a inscrição. Pena que, depois de tanto querer, fiquei quase sozinha no NTE. Minhas duas colegas que, inclusive eram colegas da especialização, voltaram à escola. Éramos seis e ficamos em duas no NTE, com uma grade de cursos e oficinas a serem ministrados neste I semestre. O trabalho triplicou. O tempo para dedicação ao curso ficou reduzido. Nas últimas semanas, tivemos sérios problemas com acesso à Internet. Fui obrigada a ler comentários recebidos sobre meus atrasos e ausências. E, agora, vou correr atrás do tempo perdido.

terça-feira, 22 de maio de 2007

Conhecendo novos recursos




Estou explorando o slideshare.net.
Nesta caminhada nos estudos sobre blogs, estou encontrando tantas possibilidades...


http://www.slideshare.net/lenepiupiu/acredito-nas-pessoas/1

segunda-feira, 14 de maio de 2007


Em:
GUTIERREZ, Suzana. Mapeando caminhos de autoria e autonomia: a inserção das tecnologias educacionais informatizadas no trabalho de professores que cooperam em comunidades de pesquisadores. Porto Alegre: UFRGS, 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004. 233p.
... diz:
Os weblogs vêm se consolidando como ambientes de construção cooperativa do conhecimento e, por conseguinte, muito usados em projetos educacionais.” (...) “Professores e alunos, parceiros de aprendizagem, podem retroagir sobre seu trabalho, revendo etapas e processos, tomando consciência de sua prática. O weblog registra de forma dinâmica todo o processo de construção do conhecimento e abre espaço para a pesquisa.” (...) “...facilitam a implementação de projetos inter e transdisciplinares, dando visibilidade, alternativas interativas e suporte a projetos que envolvam a escola como um todo e, até, as famílias e a comunidade.”

O nascimento do verbo blogar...


O nascimento do verbo blogar. O novo termo: blogueira. Tudo conspirando com uma forma de demonstrar o crescimento de uma atividade através da formação do hipertexto. As postagens de reflexões, somadas aos comentários dos visitantes, permeiam atitudes de busca de conhecimentos. Estar blogando significa estar, de certa forma, pesquisando. Há vários endereços que colaboram com análises críticas de temas variados e interessantes.
Os weblogs, ou somente, blogs, são caracterizados por apresentarem páginas que permitem edição (pelo dono ou visitantes), por possuírem estrutura hipertextual (com presença de links), o acesso aos blocos padronizados de texto é gratuito, o conteúdo compreende relatos pessoais (opiniões, reflexões, considerações...), permitem atualização constante, são complementados por comentários, as postagens são exibidas em ordem cronológica (com links de acesso às postagens antigas), ainda, os blogs são intertextuais e, ao mesmo tempo, interdependentes.
É um enorme prazer editar um blog, buscar códigos em linguagem html, inserir e ver os resultados de embelezamento surpreendentes. Os recursos são tantos que gera dúvidas na escolha da melhor performance do blog. Há tantos templates lindos, opções de figuras voando, subindo..., cursores com imagens muito lindinhas, barras... A possibilidade de escolher textos e cores aplicando geradores do código é uma opção fantástica. Há toda uma facilidade de criação prazerosa, além das considerações a respeito de temas postados com imagens. Opiniões são defendidas e complementadas por usuários blogueiros de modo hipertextual, consistindo em ferramenta útil à pesquisa escolar. Além de que, o blog pode corresponder a um local de registro de um trabalho desenvolvido em sala de aula, aproximando, no mundo virtual, alunos de várias escolas em torno de um mesmo tema, bem como de uma única Escola (e isso já seria um sucesso).

sexta-feira, 11 de maio de 2007

Para enfeitar seu blog...


quinta-feira, 3 de maio de 2007

Editando perfil...





Eu em dia de festa... feliz e cheia de brincos, colares, pulseiras...

E eu caricata...com meu apelido que, para mim, vale mais que um nome.

quarta-feira, 2 de maio de 2007

O blog do proa 17... muito prazer!


Esta imagem faz parte das postagens do fórum da disciplina...

Estou iniciando os trabalhos referentes à disciplina opcional do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação na Promoção da Aprendizagem, ministrado pelas professoras Iris e Suzana, da
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, chamada "Blogs e Flogs na Educação".

Seguramente, terei o maior prazer em participar, pois sou blogueira e leciono oficina de criação de blog no NTE/SCS - 6ª CRE.

Estou muito feliz!

Powered by Blogger

Assinar
Postagens [Atom]

Obrigada pela visita! Volte sempre!